quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Algumas questões que a ciência ainda não consegue responder

Alguns dias atrás, eu estava lendo a edição de 2 de Dezembro da revista ISTOÉ, e achei um texto um tanto quanto interessante que fala de “11 perguntas que os cientistas (ainda) não conseguem responder” e achei que seria interessante colocarmos algumas questões para serem discutidas aqui.

Vamos voltar àquela velha discussão sobre a viabilidade da utilização de células tronco embrionárias para a pesquisa científica. Os maiores críticos das pesquisas que utilizam-se de embriões dizem que não se justifica a destruição de uma vida em prol da pesquisa. Então, a nossa primeira questão é: “Quando começa a vida?”

A polêmica sobre essa questão é tão intensa que até hoje a ciência ainda não conseguiu chegar a uma única resposta. São diversas teses a respeito do exato momento em que se inicia a vida humana. Durante a Idade Média, imperava a teoria de que ela só começava no instante do nascimento. Hoje essa idéia é totalmente descartada. As mais aceitas – e discutidas – pela comunidade científica afirmam que a vida começa…

…com a fecundação

No momento em que o espermatozóide entra no óvulo, o que ocorre entre 12 e 48 horas após a relação sexual. A essa fase da gestação, muitos estudiosos dão o nome de “primeiro momento”.

…com o início da atividade cardíaca

Para alguns cientistas, a vida humana começa por volta da quarta semana de gestação, quando o coração começa a bater.

…com a formação do sistema nervoso central

Na quinta semana, o embrião já apresenta movimentos involuntários, o que indica atividade do sistema nervoso, característica primordial para a vida humana.

…com o início da atividade cerebral

Considerando que uma pessoa é dada como clinicamente morta no momento em que o seu cérebro para de trabalhar, alguns pesquisadores apontam o início da vida para o instante em que as ondas cerebrais começam a entrar em ação, na oitava semana.

…com a nidação (ou implantação)

Este é o momento em que o embrião se firma na parede do útero. A partir daí, tem início os movimentos celulares que farão surgir todos os órgãos do corpo, dando assim, forma humana ao embrião. O processo começa próximo ao quinquagésimo dia de gravidez.

…com o surgimento do feto

Grande parte dos estudiosos defende a teoria de que a vida humana se inicia na nona semana de gestação, quando o embrião evolui a feto com a formação básica dos órgãos. Deste momento em diante, o feto praticamente só aumentará de tamanho.

Um comentário:

  1. Caso tenham interesse : Perfil no Twitter especializado em Biomedicina e saúde: http://twitter.com/biocstt
    Att

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre essa postagem.