quarta-feira, 18 de março de 2009

Por dentro dos novos tratamentos com células-tronco - Parte 7

Fígado
A capacidade das células-tronco adultas de regenerar o fígado, órgão mais disputado nas filas de transplantes brasileiras, está sendo testada num estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia e pelo Hospital São Rafael, em Salvador. Os pacientes sofrem de cirrose hepática, destruição das células do fígado causada pelo vírus da hepatite C ou pela ingestão excessiva e prolongada de álcool. As células de dez pacientes foram extraídas da medula e levadas por um cateter até o fígado. Segundo os pesquisadores, a inflamação do fígado – característica da cirrose – foi reduzida.

Outros 30 pacientes foram submetidos à técnica até fevereiro deste ano. O objetivo desta vez é analisar a eficácia do tratamento. Assim como no primeiro estudo, os resultados foram positivos e devem ser publicados no segundo semestre. Apesar da melhora, ninguém se livrou da fila de transplante de fígado. “O objetivo do procedimento era aumentar a sobrevida dos pacientes”, diz Ricardo Ribeiro dos Santos, um dos coordenadores do estudo. “No Brasil, menos de 10% dos pacientes costumam sobreviver a tempo de conseguir um órgão, numa espera de até quatro anos.”

No futuro, os pesquisadores acreditam ser possível tirar portadores de cirrose da fila de transplantes. “Não tenho dúvidas de que um dia as células-tronco vão evitar transplantes”, diz Santos. Mas ele não acredita que isso ocorrerá usando os métodos empregados até agora. Ele aposta em experiências com um tipo de célula-tronco adulta conhecida como mesenquimal, cuja capacidade de transformação em diferentes tecidos é superior à da célula-tronco usada atualmente, chamada hematopoética.

As limitações da técnica:
- Os pacientes não se livraram da fila de transplante de fígado.
- Não se sabe como pacientes em estágios iniciais de cirrose reagiriam à terapia.

4 comentários:

  1. Muito boa es serie de reportagem ... Utilizei tb no blog da classe da facu... Valeu

    ResponderExcluir
  2. tenho hepatíte C e os médicos me disseram que cirróse também.gostaria de poder fazer este tratamento.O que fazer pra conseguir??

    ResponderExcluir
  3. E com o virus q provoca a destruição do figado tem algum resultado?

    ResponderExcluir
  4. Tenho hepatite c e gostaria mais do que tudo na vida, ter oportunidade de vivela ate o fim.Os orgãos publicos de saúde estão superlotados,cheios de doentes.Gostaria de ser voluntario para o progresso destas pesquisas,e talves poder trazer esperança e até servir de exemplo aos que acreditão.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre essa postagem.