quarta-feira, 18 de março de 2009

Células-tronco para os rins

Os portadores de insuficiência renal crônica podem ter, dentro de alguns anos, uma opção de tratamento capaz de aumentar o funcionamento dos rins.

Após introduzir células-tronco retiradas da medula óssea de ratos saudáveis em outros com insuficiência renal, pesquisadores paulistas detectaram que a técnica gerou uma reversão do quadro da doença. Se resultados similares forem obtidos em humanos, o método poderia dispensar a diálise.

Os resultados do estudo, realizado por uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram aceitos para publicação na revista Stem Cells. “Existem muitos estudos sobre células-tronco, mas nenhum ainda havia sido feito no tratamento de insuficiência renal crônica”, afirma a médica Lúcia Andrade, da Faculdade de Medicina da USP.

Andrade e sua equipe induziram a insuficiência renal em ratos por meio da retirada de um rim inteiro e dois terços do outro, reduzindo a função renal dos roedores para 20% — o que, em um humano, equivaleria à necessidade de diálise. A diálise é um processo de filtragem artificial de substâncias indesejáveis no sangue que os rins já não conseguem mais filtrar, como a ureia.

Cento e vinte dias após a introdução das células-tronco da medula óssea de animais saudáveis, a equipe detectou um aumento de 30% na função renal das cobaias com insuficiência renal induzida.

“Um ser humano com 50% de função renal não necessita de diálise”, afirma a médica. “Ele teria uma vida normal, com uma dieta específica e medicamentos para controle da doença.”

Segundo Andrade, as células-tronco melhoram a função renal porque migram para o tecido lesionado e liberam tanto substâncias inibidoras dos agentes inflamatórios responsáveis pela insuficiência renal quanto elementos que induzem a regeneração das células do rim.

“Muitos acreditam que as células-tronco migrem para o tecido, diferenciem-se em células específicas e assim o regenere”, explica a médica. “Mas, de acordo com nossos estudos, acreditamos que o mecanismo de ação das células-tronco seja mais imunológico que regenerativo”, defende.

Quatro grupos...
No estudo conduzido por Andrade, foram utilizados quatro grupos de 10 ratos: um sem sofrer qualquer intervenção; outro com a capacidade renal reduzida, mas sem receber tratamento; outro que recebeu uma aplicação de células-tronco no 15º dia após a retirada dos rins; e outro que recebeu três aplicações quinzenais, também a partir do 15º dia.

Não foi detectada qualquer diferença entre os grupos que receberam uma ou três aplicações, e a função renal do grupo que não recebeu tratamento permaneceu em 20%. “Isso indica que o importante não é a quantidade de células, mas o seu tipo”, ressalta Andrade.

O grupo pretende agora verificar se o tempo em que a aplicação é feita influencia os resultados. “Como a maioria dos pacientes com insuficiência renal crônica começa a receber tratamento em estágios mais avançados da doença, queremos simular essa situação com ratos”, explica a médica.

Além disso, Andrade e sua equipe testarão este ano a aplicação de células-tronco em cães e gatos com a doença. Estudos como esse são fundamentais para viabilizar no futuro a aplicação de células-tronco em seres humanos com insuficiência renal crônica. Apesar de promissor, no entanto, esse ainda é um horizonte relativamente distante.

“Precisamos ter mais segurança na administração das células-tronco e na sua caracterização”, ressalva Andrade.

“Elas podem migrar para outros tecidos que não o desejado, e há casos em que se diferenciam em células cancerosas”, atenta.

66 comentários:

  1. tenho insuficiencia renal cronica queria eu estar no lugar desses ratos.

    ResponderExcluir
  2. Acho sensacional e como dependo da dialise sonho poder ser voluntária para testes com celulas tronco, só não sei como devo proceder , é a solução para milhares de pessoas zaniacs@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seria possivel montar um grupo de humano doentes renais para participar destas experiencias, tenho um parente que precisa urgente de ajuda, caso seja possivel ira me deixar muito feliz.

    RC

    ResponderExcluir
  4. Esperançoso, mas tudo no Brasil é tardio e difícil, uma pessoa com 207mg/dl de uréia no sangue, tem 50% do rim em funcionamento, mas para sobreviver não come quase nada, que revolta. ainda por cima o médico já diz daqui há dois meses vc tem que fazer diálise, dá de cara o encaminhamento ao medico que aplica o cateter, e as medicações a ser usada

    ResponderExcluir
  5. Esperançoso, espero em breve os plano de saúde darem cobertura para tal tratamento, bem como o Sus.

    ResponderExcluir
  6. meu nome é thais faço dialise e queria saber mais sobre o tratamente e sonho em poder ser uma voluntaria de uma tratamento assim. tatafeliz15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sou portadora de doença policística mas ainda tenho a função renal preservada. Meus irmão, portadores da mesma, doença têm por volta de 20% de funão. Também gostaria de me oferecer como voluntária para pesquisas.
    silvana_s@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  8. posso ser voluntario para qualquer pesquisa com celulas tronco para os rins de seres humanos. assumo toda responsabilidade pois sei que essa é a unica esperança,não aguento mais fazer dialise.

    premier_mcz@hotmail.com

    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  9. Sou protador de insuficiência renal cronica.Como faço pra fazer parte do grupo de teste.
    Edvaldo

    ResponderExcluir
  10. meu nome é Rosaly tenho 35 anos e faço hemodialise a 6 anos, gostaria muito de servir como cobaia para estes procedimentos, não aguento mais esperar o transplante.

    ResponderExcluir
  11. CLAUDICE A J MATOS-email: clau_ajm@hotmail.com23 de abril de 2010 19:49

    ORO A DEUS TODOS OS DIAS PARA QUE A CIÊNCIA ENCONTRE UM SOLUÇÃO ATRAVÉS DAS CÉLULAS TRONCOS QUE AJUDEM A REGENERAR OS RINS.
    SOU RENAL CRÔNICA ACHO UM MARTÍRIO SABER QUE MINHA VIDA DEPENDE E UMA MAQUINA.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se o tratamento somente surte efeito em rins com insuficiência ou aqueles cuja funcionabilidade fora excluída podem vir a se regenerar com este tratamento? Gostaria de saber também, se em outros países os estudos com células tronco para tratamento de rins já estão mais avançados?

    ResponderExcluir
  13. MEU NOME É ELENICE, E GOSTARIA DE ESTAR NO LUGAR DOS RATINHOS,POIS PEÇO A DEUS QUE ILUMINE OS NOSSOS CIÊNTISTAS PARA QUE ELES POSSAM ENCONTRAR A CURA ATRAVÉS DAS CELULAS TRONCO. gurangel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a Dra. Lúcia Andrade e sua equipe, por dedicarem seus conhecimentos nesta área, talvez para minha mãe, que é renal crônica, não seja possível este tratamento, mas que muitos no futuro poderão usufruir. Adriana - adrianaborges@univates.br

    ResponderExcluir
  15. Meu pai faz hemodiálise e sempre acreditei que iria aparecer novidades atravéz das células tronco. Será que vai demorar muito?

    ResponderExcluir
  16. Acredito que em muito pouco tempo sairemos das fazes de teste e teremos um tratamento eficaz para os doentes renais. As pesquisas ainda são muito recentes, mas estão avançando rapidamente e isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  17. GOSTARIA DE SABER COMO ESTÃO OS ESTUDOS NO MOMENTO E, O QUANTO SE AVANÇOU POIS COM CERTEZA E UMA GRANDE CONQUISTA PARA NOS PAIS , FILHOS , MARIDOS E ESPOSAS DAS PESSOAS QUE FAZEM HEMODIALISE E PRINCIPALMENTE PARA TUDOS OS INSUFICIENTES RENAIS DO BRASIL E DO MUNDO.
    ESTAMOS CONTANDO COM VOCÈS E QUE DEUS OS ILUMINEM CADA VEZ MAS.

    ResponderExcluir
  18. deus ha de iluminar e a cura vai ser confirmada atraves das celulas troncos tenho insuficiencia renal cronica sinto-me muito deprimida eu gostaria de fazer parte dessa pesquisa faço hemodialise 3 vezes por semana.
    francismodolo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Vejo o desespero de todo mundo, para serem curados dos males dos rins .Eu também estou nessa amargura da hemodiálise . E peço aos governantes que em vez de terem burocracia na liberação de verbas para pesquisas , terem um pouco de dó dos renais crônicos do nosso país . È muito triste o que nós passamos . Euber Justino Franco sou de Goiânia.

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se transplantado tambem podera utilizar as celulas tronco

    ResponderExcluir
  21. E pensar q exixte religiões q são contra as pesquisas com celulas troncos... se DEUS nos deu inteligência temos q usa´la..pra salvar vidas

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se já há uma previsão de fazer essa cirurgia, meu pai faz diálise e está interessado. janaina.ca@terra.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu também sou renal crônica e seria cobaia em um estudo desses

    ResponderExcluir
  24. gostaria que minha mãe não precisasse desse sofrimento que é a hemodiálise e também porque nós moramos em uma cidade do interior e minha mãe tem que ir três vezes por semana fazer hemodiálise em uma cidade distante 150 quilômetros da nossa cidade e sair 4:30 da manhã, por favor peçam voluntários para essa experiência o mais rápido que vocês conseguirem, vidas estão indo !

    ResponderExcluir
  25. ailtaogarcia@hotmail.com, TENHO SÓ 20% DOS rins em funcionamento, estou disposto a me colocar a disposição da Dra,Lucia ou sua equipe para proseguimento de sua pesquisa. Sou adulto, menos de 60 anos comecei a hemo dia 20.10.2010, ainda estou em bom estado de saúde, não sofro de nenhuma outra doença.

    ResponderExcluir
  26. Sou diabetico cujo mal atacou os rins.faço hemodialise 3 x por semana, ofereço-me para voluntario. para o tratamento com celulas tronco por favor dee-me esperança.grato
    Valdevir Davanço
    Rua Bahia 4898 Cep.l5500005
    Votuporanga-sp-Fone 17) 3423.53339

    ResponderExcluir
  27. ¨As terapias com células-tronco...estão logo ali na esquina¨, fenomenal artigo da Seleções Digest, março 2011. É urgente que os governos e entidades em geral invistam maciçamente nas pesquisas com células-tronco. Em especial na área dos renais crônicos, evitando as agruras da hemodiálise, além dos elevados custos ao País. Camillo D.Berti, Advogado, 69 anos.

    ResponderExcluir
  28. Sou Rute Corazza , descobri em 2006 , que tinha 80% das funções renais, agora 2011 tenho apenas 17% , nao faço hemodialise . Tenho como esperança um trtamento com as celulas tronco do cordão umbilical do meu neto , armazenada em laboratorio , isso seria possivel e a que equipe medica devo recorrer?
    responder : rute_cangala@live.com

    ResponderExcluir
  29. ALGUEM DE BOA VONTADE NESSE MUNDO TEM QUE AGIR PELOS QUE SOFREM.PRA NOS NÃO INTERESSA A INDUSTRIA DO LUCRO DESUMANO.PARA NÓS INTERESSA SOLUÇOES MELHORES DO QUE A ATUAL.QUE O CRISTO NOS ILUMINE.AGRADECIDO.MARCIONILO OLIMPIO.

    ResponderExcluir
  30. Já estou a cinco anos nesta vida gostaria que os governates envetices mais verbas.
    luiz
    luizrvgo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. muito bom eu tambem fasso dialise e gostaria de ser voluntario desse testi quando fosse fazer em humanos sillas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Já fiz meu transplante renal a 12 anos mas gostaria muito que essa cirurgia com célula-tronco já estivesse sendo realizada. pois, no mundo que vivemos "transplantado" o futuro é uma incerteza.

    luiz carlos

    ResponderExcluir
  33. Pelo amor de Deus, alguém pode me dizer para quando é a liberação desse tratamento em humanos?
    Ainda não faço hemodiálise, mas tenho IRC, a pressão sanguínea aumenta demais, às vezes entro em depressão, já não sei mais o que fazer.
    Posso servir de cobaia, se for o caso.
    Meu e-mail é pb-almeida2010@bol.com.br

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Vanessa a 9 anos descobri que tenho insuficiencia renal cronica, ainda nao sei a origem só que nao tem cura... Gostaria de saber mais informações sobre essas pesquisas e se existe alguma maneira de ajudar para que tenhamos uma resposta mais rapida?
    Tenho um dente de leite, as celulas tonco desse dente podem ser usadas se um dia eu precisar?

    Obrigada pelo que vcs ja fazem...
    espero resposta
    vanessa-avitrine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de servir de cobaia quando vocês estiverem fazendo em humanos meu email é cypassis@bol.com.br

    ResponderExcluir
  36. eu gostaria muito que desse certo também tenho esse ploblema e queria sair dessa e se pressizar eu mi candidato para testa

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, meu nome é Rafaela.
    A pouco descobri que minha sogra tem insuficiência renal e isso está me preocupando demais, pois me parte o coração cada vez que a vejo ou percebo que ela está chorando, acho que ela tem muito medo pq sua mãe teve que fazer dialize e ela a perdeu a pouco tempo.
    Bom, gostaria de saber quantas pessoas vocês vão esperar morrer para começar logo os testes em humanos. Até quando as pessoas vão ser torturadas com essa dor de ter uma cura e não poder utilizar- se dela?
    E se você não acredita que seja uma tortura, ou está falando: ah... não é tanto assim! È só você ler quantas pessoas, que tem esse tipo de problema, se oferecem para serem COBAIAS desse estudo, nos comentários somente deste site.

    O QUE EU QUERO SABER É, QUANTAS PESSOAS MAIS PRECISARÃO SOFRER POR ESSA ESPERA?

    meu e mail: rafaellamesquitta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, meu nome é Rafaela.
    A pouco descobri que minha sogra tem insuficiência renal e isso está me preocupando demais, pois me parte o coração cada vez que a vejo ou percebo que ela está chorando, acho que ela tem muito medo pq sua mãe teve que fazer dialize e ela a perdeu a pouco tempo.
    Bom, gostaria de saber quantas pessoas vocês vão esperar morrer para começar logo os testes em humanos. Até quando as pessoas vão ser torturadas com essa dor de ter uma cura e não poder utilizar- se dela?
    E se você não acredita que seja uma tortura, ou está falando: ah... não é tanto assim! È só você ler quantas pessoas, que tem esse tipo de problema, se oferecem para serem COBAIAS desse estudo, nos comentários somente deste site.

    O QUE EU QUERO SABER É, QUANTAS PESSOAS MAIS PRECISARÃO SOFRER POR ESSA ESPERA?

    meu e mail: rafaellamesquitta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Acredito que essa tratamento possa dar certo..tenho fé.
    Tenho 39 anos e a 2 anos faço dialise, e estou a disposição para ser cobaia nesses testes..
    paulorwerneck@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Esse tratamento vai dar certo pois a cada dia a medicina esta avançando.tenho fé em Deus em primeiro lugar em segundo na medicina.
    Tenho 29 anos a 2 anos faço dialise, estou a disposição para ser cobaia nesses testes.. rachellitw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. ademir da silva neves29 de junho de 2011 22:34

    Tenho 43 anos e sou portador de nefropatia cronica, faço dialise a 7 meses e estou muito esperançoso nas celulas tronco, gostaria de fazer parte das pesquisas. Este é mais um milagre de Deus dos tempos modernos, é a ciencia provando que Deus existe.
    ademirneves@globomail.com

    ResponderExcluir
  42. Meu filho é renal desde o nascimento ou seja há 18 anos causa V.U.P. faz uso da hemodiálise há 3 anos, tenho acompanhado as noticias sobre célula tronco mais nenhuma notícia atual sobre a real possibildade de ser utilizado em seres humanos sem prazo ou maiores informações gotaria de saber onde buscar informações mais atuais e a probabilidade do uso em seres humanos?

    ResponderExcluir
  43. Desde 2008 essa notícia, e agora não se fala mais no assunto.
    Por quê?
    Não há mais nenhuma novidade?
    Como estão as fases de teste, onde estão sendo feitas, qual a previsão para que seja usada em humanos essa terapia?

    ResponderExcluir
  44. Agradeço por existir uma máquina que nos mantém vivos, mas seria ótimo parar de sofrer tanta dor, assim sendo que seja para breve o uso da célula tronco.

    ResponderExcluir
  45. O desespero tomou conta da área renal cronica! Não são mais os pacientes apenas que se desesperam com os atuais procedimentos! Inclusive Governos não suportam mais os custos diários para manter estruturas com a ¨epidemia do momento¨. Há-que se avançar imediatamente com novas e atuais terapias, celulares, medicamentosas e outras que tragam URGENTE algum benefício a área renal cronica! Que Médicos, Cientístas, Pesquisadores, de todas as área passem a ACOMPANHAR DE PERTO, nas salas de HD, a realidade renal cronica! Passamos da hora! Não dá mais para esperar!

    ResponderExcluir
  46. QUE DEUS ABENÇOE ESSA PESQUISA E QUE DÊ CERTO, A CURA DEFINITIVA PARA A INSUFICIENCIA RENAL, MINHA NAMORADA SOFRE DESSE MAL, GOSTO MUITO DELA E QUERO TER FILHOS COM ELA, COM A CURA SERIA TUDO NORMAL. ESPERO QUE OS CIENTISTA EMPENHEM NA PESQUISA E QUE OS GOVERNOS PATROCINEM, POIS ISSO SERIA ÓTIMO TODO MUNDO.

    ResponderExcluir
  47. ESPERO QUE ISSO ACONTEÇA NUM BREVE FUTURO PARA NOS LIVRARMOS DA DIALISE!

    ResponderExcluir
  48. Não sei se é verdade mas na china um grande hospital trata pessoas com medicina chinesa (varias etapas) e estão conseguindo vencer a doença... traduzi com o google...http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dmicro-chinese%2Bmedicine%2Bosmotherapy%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1920%26bih%3D955%26site%3Dwebhp%26prmd%3Dimvns&rurl=translate.google.com.br&sl=en&twu=1&u=http://www.renalfailuresite.com/

    ResponderExcluir
  49. queli andreia castro feitosa18 de janeiro de 2012 00:57

    sou queli andréia, tehno insuficiencia renal cronica devido o lupus e convivo normalmente fora da diálise com a função renal em 13%, já a um ano e seis meses, mas tomo a medicação e faço algumas dietas. caso deseje informações responder no email.
    queli.andreia@hotmail.com - fiquei muito feliz com essa descoberta espero que saia logo para humanos.

    ResponderExcluir
  50. Desde 2008, quando fui diagnosticado com IRC, venho pesquisando sobre células-tronco na internet.
    E não tenho encontrado novidade nenhuma.
    O que está acontecendo? Lá se vão praticamente QUATRO ANOS, e o silêncio é, se posso dizer assim, "ensurdecedor"!

    ResponderExcluir
  51. NORMA. 01.02.2012. 1,45 PM
    iNFELIZMENTE ESTOU UM RIN MUCHO E O OUTRO COM 40 DE AUTILISAÇÃO, ESTOU NA DIÁLISE DUAS VEZES SEMANA. pERGUNTO SE EXISTE POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO PELAS CELULAS TRONCO.QUE A LUZ ILUMINE OS PEQUISADORES.

    ResponderExcluir
  52. amigos tb tenho problema renal e pasmen a resposta que me foi dado aqui em CUIABA- MT, não se tem interesse na pesquisa da célula tronco no tratamento dos rins pq, a maiorian das máquinas de dialise são dos próprios médicos e pesquisadores, tneho um rim sadio ooutro 21 por cento de funcionamneto não seria o casao de reitrar uma célula do rim bom e introduxir no rim mais ou menos?

    ResponderExcluir
  53. DESDE 2003,FUI PARA NUMA MAQUINA DE HEMODIÀLISE
    E VEJO A MANEIRA MAIS FACIL È CÉLULAS TRONCO
    POR ISSO GOSTARIA DE SER VOLUNTARIO

    ResponderExcluir
  54. Minha tia está com este problema tão grave... será que algúem tem alguma novidade ? Por que bate um desespero na gente em não poder fazer nada...

    ResponderExcluir
  55. Tenho visitado este site de tempos em tempos, e vejo que não estamos avançando nesta área, ou pelo menos novos avanços não estão sendo divulgados.
    Pessoas estão morrendo, eu fico angustiado pensando em quantas vidas poderão ser salvas com essa técnica, que está demorando tanto para ser desenvolvida...
    Ainda assim,tenho esperanças, mas às vezes penso que a indústria farmacêutica é que não está permitindo os avanços.
    Eu morro um pouco a cada dia. Aguardo um futuro melhor, mas isso parece estar distante, quase inalcançável às vezes.
    Por isso peço que todos orem pelos envolvidos nas pesquisas. Deus há de ouvir nossas orações.

    ResponderExcluir
  56. tbm sou renal cronico , mais acredito que por traiz da nossa doença , a um grande interesse na parte do capitalismo, msm achando a cura , duvido que deixarão ela se expandi... pois doque os fabricantes dessas maquinas ou clinicas de hemodialise, iria se manter , é triste mais a realidade é e o capitalismo para o gonerno ainda é em primeiro lugar . edersalesdearaujo@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  57. FAÇO DIALISE ESTOU TENHO ESPERANÇA QUE QUE AS CELULAS TRONCO ME FAÇA TORNAR MINHA VIDA NORMAL NOVAVENTE. SERIA COMO NOS TRAZER DE VOLTA Á VIDA. AMO A VIDA QUERO VIVER...

    ResponderExcluir
  58. Pessoal coloca no google( poodle hemodialise PRP)e vejam o que uma medica do rio fez com uma poodle,ela fazia hemodialise e não faz mais,essa veterinaria merecia um premio,acho que é um caminho pra quem sofre com IRC,vejam só.

    ResponderExcluir
  59. tenho25 anos a dois meses fui enternado p/fazer biopsia,onde aureia,ea creatinina estava muito alta,e os medicos,resolveram,colocar uma fistula e partir p/emodiolise.so que graças a deus ainda nao foi feita e com fe em deus nao irei fazer,se for preciso fazer um dia a emodialise,gostaria muito de receber as celulas troncos.

    ResponderExcluir
  60. tenho 25 anos a dois meses,fui enternado,p/fazer uma biopsia,so que a ureia e a creatinina estava muito alta,e os medicos resolveram partir direto p/colocaçao da fistula.mas graças a Deus ainda nao foi feita,com fe em deus nunca irei fazer a emodialise,mais se precisar,gostaria de fazer ,essa esperiesia,com as celulas troncos.

    ResponderExcluir
  61. queria ser cobaia dessa experiencia, não aguento mais fazer dialises

    ResponderExcluir
  62. Ola primeiramente quero desejar uma boa noite, por que a muito tempo não sei o que é isso, sofro de insuficiencia renal cronica desde os meus 14 anos e hoje estou com 33, ainda não faço hemo, mas minha médica disse que não vou conseguir segurar por muito tempo, todos os dias peço que a medicina encontre nas celulas tronco a cura para esses problemas,
    atenciosamente fabikerngmail.com

    ResponderExcluir
  63. Continua o silêncio... Ninguém fala mais nada. É só Deus, mesmo... Queria ter minha vida de volta, mas sinto que perco a cada dia, a esperança nas células-tronco. Já se vão quatro, cinco anos, e nada...

    ResponderExcluir
  64. Boa noite. Me chamo Elisabete de Jesus Fonseca, tenho 54 anos e moro no Rio de Janeiro.
    Há 1 ano e 4 meses descobri que tinha a função reumática comprometida. faço hemodialise 3 x na semana e os médicos foram bem claros comigo, a minha situação seria somente o trsnplante renal, pois eles nefrosaram, o direito só tem hoje 12 % de funcionamento e o esquerdo nem 20% e pelos médicos eles logo irão parar de funcionar totalmente. Tive lendo sobre o estudo de celulas tronco, e estou totalmente aberta e interessada em ser voluntária própria de ser cobaia. Quais seriam minhas chances, pois gostaria muito de tornar minha vida como era antes, sei que nestes testes podem não haver sucesso, mas estou disposta a qualquer preço. Meu email é : betesolrj@hotmail.com
    Meu telefone é 21.97819116. Não deixem de entrar em contato comigo, pois gostaria de saber até que ponto eu poderia ser voluntária ou não, mesmo tendo riscos.

    Agradecida e aguardo uma posição de retorno.

    ResponderExcluir
  65. tenho insuficiencia renal cronica e gostaria de fazer parte dessa experiencia. heraldobt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  66. Meu nome é \armando ,gostaria de saber mais sobre a pesquisa, pois sou portador de insuficiencia renal cronica, faço hemodialise. Parabens a todps envolvidos na pesquisa. Sabemos aue a IRC é uma epidemia que se alastra de forma alarmante e acreditamos ser este o caminho certo para estipar de vez esta doença.
    Espero saber mais da pesquisa. Email armandogdossantos@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre essa postagem.