segunda-feira, 28 de julho de 2008

Do que se trata a Biomedicina?

O curso superior de Biomedicina foi criado com o objetivo de formar profissionais para atuar no desenvolvimento da saúde humana e no saneamento do meio ambiente. O profissional formado em Biomedicina está apto a realizar estudos e pesquisas clínicas, envolvendo as análises clínicas, genética e biologia molecular de fluidos e tecidos humanos. No Brasil, os biomédicos dedicam-se principalmente às análises clínicas (exames laboratoriais), no entanto, muitos desses profissionais atuam como cientistas em centros de pesquisas (Fiocruz, Instituto Butantan, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Laboratório Nacional de Luz Síncrotron etc.) e universidades na busca da cura, do diagnóstico, do tratamento e da prevenção de doenças (desenvolvendo vacinas) e novos medicamentos, bem como atuando na pesquisa de DNA.

Dentre as atividades mais comuns, está o ensino universitário em disciplinas biomédicas, tais como Biofísica, Bioquímica, Genética, Histologia, Embriologia, Fisiologia, Farmacologia, Patologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia etc. O trabalho nas indústrias biotecnológicas envolve a manipulação de enzimas, microrganismos e células, na produção de produtos biologicamente ativos, tais como enzimas, hormônios (insulina por exemplo), antibióticos, vitaminas, vacinas, soros, além de reagentes laboratoriais.

Os biomédicos também realizam testes para averiguação bioquímica e de microrganismos presentes nos alimentos. Na Reprodução Humana, realizam, entre outras atividades, o aconselhamento genético e a seleção de embriões que serão implantados na futura mãe. Nas análises ambientais, realizam análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto.

Um comentário:

  1. pois bem, eu faço o curso de biodiagnóistico (histologia e microscopia) e também enfermagem. Mas pretendo no próximo semestre transferir enfermagem para biomedicina, pois é uma área muito interessante e promissora que nos dá muitas capacidades e uma delas me atrai muito que é o fato de descobrir novas alternativas de tratamentos ou curas para beneficiar as pessoas em todo o mundo! gostei muito do que foi postado. muito bacana!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário sobre essa postagem.